Como fazer a mensuração da mídia on-line e offline?

Você já sabe que para que o marketing do seu negócio tenha sucesso, é preciso conciliar as estratégias das mídias digitais com as mídias offline, certo? Afinal, por terem características diferentes, seus anúncios podem atingir um público bem mais amplo do que atingiriam, caso sua empresa optasse apenas por um formato para o marketing.

As mídias offline, por exemplo, envolvem todas as ações que estão fora dos meios digitais como: outdoors, televisão, rádio, jornais, revistas, entre outros. Já como exemplos de mídia on-line podemos citar as redes sociais, os sites de busca, e-mail marketing, e todos os meios que podemos utilizar para divulgar produtos e serviços na internet.

Cada uma dessas mídias tem suas características próprias. E para definir a melhor combinação de estratégias, é preciso compreender quais são os resultados para cada uma delas, certo?

Bem, para a mensuração de resultados também encontraremos diferenças entre as mídias on-line e as mídias offline. Mas para começar, é preciso mostrar que a mensuração envolve um ponto em comum nesses dois tipos de estratégias: a definição dos indicadores-chave de sucesso, ou KPI, em inglês.

 

Os indicadores-chave de sucesso

Como cada ação publicitária é única, cada uma delas poderá ter seu indicador-chave específico. Mas é importante que você considere alguns pontos antes de definir os KPIs:

– Os indicadores devem frequentemente avaliados para acompanhar o desempenho das ações;

– As métricas devem ser capazes de guiar o desenvolvimento das estratégias;

– Os dados que você vai levantar precisam ser relevantes.

Depois de definido os KPIs, é importante lembrar que cada mídia contará com ferramentas específicas para mensuração de resultados.

 

Mensuração das mídias on-line

Para mensurar os resultados das mídias on-line para o seu negócio, é essencial buscar ferramentas que mostrem, por exemplo:

– Número de visitantes do seu site ou da sua fanpage;

– Os horários e dias da semana que contam com mais acesso;

– Dados como idade e sexo do público que tem acessado a campanha;

– E a taxa de rejeição.

Para isso, é possível utilizar ferramentas como o Google Analytics e o Facebook que oferecerão bons resultados para o seu negócio. Agora as análises para as campanhas de mídias offline podem ser um pouco mais complicadas de se fazer.

 

Mensuração das mídias offline

Ao investir nas suas campanhas, em primeiro lugar, pense sobre como será possível obter resultados. Para que seja possível mensurar os alcance de sua campanha, será necessário inserir uma chamada para outra ação.

Por exemplo, é possível inserir um QR Code que direciona para o site, para o aplicativo ou para um formulário. A partir dessa ação será possível saber quantas pessoas foram impactadas pelas suas campanhas offline.

 

Rastreamento de IP

Outra alternativa é rastrear a geolocalização dos IPs que acessam o site da empresa, por exemplo. Por meio desse rastreamento, é possível verificar se a sua campanha local offline obteve sucesso.

 

Combinação: digital com offline

Como você pode perceber, combinar estratégias digitais com as mídias tradicionais é muito importante para obter sucesso no marketing do seu negócio. E para fazer as melhores combinações, conte sempre com profissionais especializados. Combinado?

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