Crossmedia: o que é e como aplicar nas campanhas da sua marca

Atingir uma grande parcela do público-alvo é um desafio quando falamos em estratégias de marketing. Para esse desafio, o crossmedia pode ajudar!

Estamos vivendo na Era da Convergência. Nossos smartphones, por exemplo, carregam tecnologias, aplicativos e programas capazes de simular diversos tipos de experiências.

Podemos escutar músicas, assistir a vídeos, ler notícias, acompanhar as redes sociais e até mesmo acompanhar nossas séries favoritas. Tudo em um mesmo dispositivo.

Mas o que tudo isso tem a ver com o marketing?

Novas tendências para atrair a atenção das pessoas

Bem, a grande verdade é que com a convergência de tecnologias em um mesmo dispositivo, um consumidor pode facilmente se desconectar da mídia que está consumindo, porque consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo, como escutar música enquanto lê uma notícia, acessar as redes sociais, enquanto conversa com um amigo, manter a TV ligada enquanto trabalha.

Como você pôde perceber, atrair a atenção do público-alvo para a sua propaganda, pode ser um desafio grande, caso sua campanha seja veiculada só na TV, só nas redes sociais ou só em plataformas de streaming, certo?

Mas e se a sua marca estiver presente em todas as mídias?

 

Estratégias crossmedia como solução

O conceito crossmedia traz justamente essa solução para o seu negócio. A ideia desses tipos de estratégia é distribuir uma mesma narrativa em diferentes tipos de mídia, entre elas as digitais e mesmo as offline.

Quando falamos em mesma narrativa, perceba que não estamos falando de mesmo conteúdo. A ideia é que os conteúdos se complementem nos diferentes tipos de mídia, contando uma única história.

Por exemplo, para acessar esse post, você pode, por exemplo, ter visto uma publicação sobre ele em nosso instagram, e a partir desse texto, você pode ser levado para o nosso site. A narrativa é única: mostrar a você que a combinação das mídias em campanhas de marketing podem contribuir com o sucesso da sua marca. Mas o conteúdo não é o mesmo em todas as plataformas.

Dessa forma, as estratégias crossmedia trazem grandes vantagens: fazer com que o consumidor tenha a possibilidade de escolher por qual mídia ele quer se informar sobre a sua marca e faz com que seu produto ou serviço não saia da cabeça dele.

 

Como aplicar as estratégias crossmedia

Para que o crossmedia faça parte das suas estratégias, como em tudo que fazemos, é preciso ter um planejamento. Os passos abaixo podem te ajudar a criar a sua estratégia:

1. Defina o objetivo da sua campanha

2. Determine em quais mídias ela vai circular

3. Considere o seu público-alvo, pensando em quais segmentos midiáticos sua campanha realmente terá sucesso

4. Garanta o engajamento do consumidor, verificando se um cliente consegue transitar pelas mídias para receber o conteúdo da sua marca.

 

Use a criatividade e o crossmedia garanta para o sucesso

Depois de planejar a sua estratégia, o segredo é usar a criatividade para contar a história que a sua marca pede para o cliente. Lembre-se de combinar o digital com as mídias tradicionais para garantir, ainda mais, que a sua campanha terá um alcance amplo. E, claro, conte conosco para colocar as suas ideias incríveis em prática!

Até logo!

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