Segmentação na publicidade: conheça os tipos e vantagens para sua campanha

Segmentar campanhas é um método que contribui muito para personalizar a comunicação com os públicos-alvos da sua marca. Sendo assim, a segmentação pode ser importante para qualquer plano de marketing.

Mas você conhece as vantagens e os tipos de segmentação que as suas campanhas podem aproveitar? Acompanhe o nosso artigo para saber como enriquecer a comunicação da sua marca.

 

O que é segmentação

A segmentação em marketing envolve as pesquisas que são feitas para criar subconjuntos de mercado.

Com a compreensão dos segmentos que fazem parte do público-alvo é possível aproveitar estratégias para alcançar cada um deles de maneira específica.

 

Vantagens na segmentação na publicidade

Ao aproveitar o conhecimento sobre a segmentação do público-alvo, então, sua marca pode ter diversas vantagens para o alcance dos consumidores. Entre elas estão:

– Maior proximidade do público

– Decisões mais assertivas para a veiculação das campanhas

– Maior alcance das vendas de produtos e serviços

 

Tipos de segmentação das campanhas de marketing

Existem diversas formas de dividir a população para obter os segmentos de mercado:

1. Demográfica

Essa segmentação divide o público segundo diversas variáveis, entre elas estão:

– Idade;

– Sexo;

– Tamanho da família;

– Renda;

– Ocupação;

– Religião;

– Raça;

Este é um dos tipos de segmentação de marketing mais simples e mais usados e ajuda as empresas a determinarem qual é a população certa que utiliza os produtos.

2. Geográfica

Dependendo da região do mundo em que os consumidores estão, eles terão necessidades diferentes, por isso, a segmentação geográfica pode ser muito importante para atingir o público-alvo.

Essa forma de dividir o público conta com as características de geografia e é muito utilizada quando uma marca expande seus negócios para áreas e regiões diferentes.

 

3. Psicográfica

A segmentação psicográfica, por sua vez, divide o público de acordo com as atividades e o estilo de vida dos consumidores, além de levar em conta os aspectos psicológicos do comportamento das pessoas.

As marcas utilizam essa forma de dividir o público para desenvolver seus produtos e disponibilizá-los de acordo com os interesses e de forma alinhada com as opiniões das pessoas.

 

4. Comportamental

Este tipo de segmentação é muito utilizado hoje em dia e se baseia nos padrões de comportamento e escolhas da população.

As campanhas de marketing que levam em consideração a segmentação comportamental são muito vistas, por exemplo, em datas comemorativas como Natal, dia das mães, páscoa e dia das crianças. Isso porque o comportamento de compra das pessoas tende a mudar nessas épocas do ano.

 

5. Mídia programática

Enquanto isso, a mídia programática ajuda na aproximação da comunicação com o público-alvo porque automatiza a compra dos espaços publicitários para chegar aos melhores resultados.

Aproveite as possibilidades da segmentação na publicidade

Agora que você já conhece as vantagens e os tipos de segmentação nas campanhas de marketing, busque aplicar para divulgar seus produtos e a sua empresa e aproxime-se do seu público-alvo.

E, claro, conte conosco para aprimorar as suas campanhas!

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