Vantagens de anunciar na Mídia Busdoor

Cada vez mais as empresas estão em busca de maneiras criativas e diferentes de impactar seu público e conquistar mais clientes. Entre essas possibilidades, amídia out of home,ou apenas mídia OOH, é uma das que mais permite promover intervenções criativas e ousadas. E, de todos os meios que este tipo de mídia utiliza, um dos mais conhecidos é o busdoor.

Embora sejam chamados assim de forma genérica pela população todos os anúncios realizados em ônibus, existem diferenças em relação ao posicionamento da propaganda – não apenas na questão do nome, mas também em termos de impacto.

Se você está pensando em anunciar via busdoor, continue lendo este artigo e entenda mais sobre o meio!

O que é busdoor?

Busdoor é uma ferramenta de mídia que utiliza a aplicação de um adesivo no vidro traseiro dos ônibus. Além dessa possibilidade, o transporte público pode ser usado de outras maneiras para a publicidade, como:

  • envelopado: todo o ônibus recebe um aplique diferente com a propaganda da marca;
  • sidebus: o anúncio fica localizado na parte lateral do ônibus;
  • backbus: a propaganda fica localizada na parte traseira do ônibus;
  • interno: o anúncio fica localizado no vidro traseiro, como no busdoor, mas a imagem é direcionada para o público interno do ônibus.

Essa é uma mídia bastante procurada, independentemente da localização da propaganda, porque costuma ter um custo mais acessível e uma cobertura difusa – já que o ônibus se desloca por várias regiões da cidade.

Porém, é importante destacar que não existe uma padronização sobre o busdoor. Afinal, cada cidade possui regulamentações próprias em relação a esse tipo de mídia.

Assim, alguns municípios podem permitir o uso de busdoor e de anúncios internos, backbus ou sidebus. Enquanto, em algumas cidades, a propaganda nesses veículos é destinada apenas às campanhas institucionais das prefeituras.

Independentemente de optar pelo busdoor ou por outros tipos de anúncios nos ônibus, saiba que esse formato de mídia possui muitas vantagens – e são elas que tornam essa opção tão popular e procurada. Veja as principais.

Mídia itinerante

Como dissemos no tópico anterior, a grande vantagem de anunciar nos ônibus ao invés de outras mídias out of home, é o fato de que o veículo está em constante movimento pela cidade.

Isso permite atingir um público e cobrir uma área muito maior. Como as linhas possuem itinerários diferentes,você poderá escolher aquelas que sejam mais interessantes baseadas nas características do público que você deseja atingir.

Além disso, o busdoor é capaz de impactar os passageiros, motoristas, ciclistas, motociclistas, pedestres e todos que tiverem algum tipo de interação com o meio de transporte, ampliando e potencializando o alcance da sua marca.

Tempo de exposição

O tempo de exposição é um item muito importante quando falamos em mídia OOH.Afinal, quanto maior é o período ao qual seu público fica exposto à sua propaganda, maiores as chances de retenção da mensagem e também de lembrança da sua marca.

Como hoje a maioria das cidades brasileiras sofre com um trânsito complicado, o tempo de exposição dos motoristas que ficam parados próximos à traseira dos ônibus com busdoor acaba sendo maior do que em outdoors, painéis e outros formatos.

Além disso, o período em que os ônibus ficam parados em pontos, semáforos e congestionamentos também permite que as pessoas que estejam passando pela rua consigam ler com mais calma a sua informação e assimilar melhor a sua mensagem.

Segmentação

Como dissemos, é possível definir em quais linhas você deseja implementar a estratégia de busdoor. Assim, para ter mais retorno, a dica é sempre verificar quais as rotas de cada ônibus, identificando onde está situado o seu público-alvo.

Quem trabalha atendendo outras cidades ou microrregiões, pode pensar em anunciar nos ônibus intermunicipais, ampliando ainda mais o alcance da sua marca. Ou ainda é possível pensar em linhas que passam próximas do seu ponto de venda, algo capaz de criar uma interação maior com o seu negócio.

Vale lembrar que também é possível ter acesso a estudos do perfil da população que utiliza aquela linha e cruzar com as características do seu público,garantindo uma segmentação ainda mais precisa e eficaz.

Exclusividade

Outra grande vantagem de anunciar em busdoor é que a sua marca não terá que dividir espaço com nenhuma outra propaganda. Isso ajuda a ter um controle maior sobre a cobertura regional da publicidade.

Contudo, é importante lembrar que essa vantagem não se aplica às linhas ou determinadas rotas. Vale pensar também que outros ônibus da mesma companhia podem ser usados para anunciar outras marcas no mesmo trajeto ou até na rota que você está anunciando.

Desvantagens

Como tudo na vida, o busdoor também apresenta alguns pontos negativos que precisam ser considerados, garantindo a melhor escolha de mídia OOH para a sua empresa. Alguns que podemos citar são:

  • dificuldade para conseguir espaços: com tantos benefícios, a concorrência é bem alta. Em geral, os contratos são feitos por 1 mês, mas algumas empresas podem ocupar os mesmos ônibus por vários meses seguidos. Por isso,é indispensável um bom planejamento de campanha;
  • falta de padronização: como dissemos, cada cidade possui regulamentações próprias acerca das propagandas em ônibus coletivos. Além da permissão ou não para anúncio em busdoor, as prefeituras também regulamentam os tamanhos das aplicações, o local onde elas podem ser feitas e até o que pode ou não ser comunicado nas peças.

Como anunciar via busdoor?

Depois de ler o tópico anterior, você ficou interessado em usar o busdoor para divulgar a sua marca? Pois saiba que é importante tomar alguns cuidados, garantindo o resultado das suas ações. Veja as principais recomendações.

Entenda quem forma o seu público

O primeiro ponto – e um dos mais importantes – é sem dúvidas entender quem forma o seu público-alvo, definindo quais pessoas você deseja impactar. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será escolher os itinerários adequados, a mensagem correta e até o espaço no ônibus para o anúncio (indo além do busdoor tradicional).

Assim, considere algumas questões, como: faixa etária, renda, localidade (onde essas pessoas vivem, trabalham ou estudam), profissão, comportamentos etc.

Encontre a linha certa

Agora que você já tem uma visão mais ampla sobre os hábitos dessas pessoas que deseja impactar, é mais fácil compreender os locais por onde elas transitam diariamente e assim pensar nas linhas mais adequadas para implantar sua campanha de busdoor.

Você poderá pensar em estratégias diferentes dependendo dos objetivos da sua campanha. Se a ideia for impactar apenas regionalmente, por exemplo para as pessoas próximas do seu ponto de venda, é possível contratar apenas 1 linha – o que necessitará de uma quantidade menor de anúncios.

Agora para marcas grandes ou com públicos mais dispersos, pode ser necessário pensar em ações de busdoor capazes de impactar toda a cidade ou até uma microrregião (como no caso das linhas intermunicipais).

Avalie a quantidade de anúncios e o tempo de exposição

Depois de pensar em quem você deseja impactar e em quais linhas, é hora de planejar a quantidade de anúncios. Esse é um dado bastante variável, já que também dependerá dos objetivos da sua campanha e do tempo de exposição desejado.

Se a ideia for cobrir toda a cidade, por exemplo, podem ser necessários mais busdoor– entre 100 a 200 peças, dependendo do tamanho do município. Já se a ideia for fazer algo mais local, cerca de 30 a 40 anúncios são suficientes para cobrir poucos bairros, considerando que a linha faça trajetos curtos.

Além disso,você poderá variar os anúncios dentro de uma mesma linha, por exemplo em torno de 3 a 5 formatos ou mensagens diferentes.

Em relação ao tempo mínimo de veiculação, tudo dependerá do contrato fechado. Normalmente, como dissemos, esse período é de 1 mês. Assim, é essencial considerar esse dado, para evitar mensagens que se percam dentro desse tempo. Por exemplo, promoções programadas para durar poucas semanas ou dias podem não ser interessantes para estratégias de busdoor.

Crie uma mensagem impactante

Ainda que, dependendo do trânsito na sua cidade, as pessoas possam ter um tempo maior para ler a sua mensagem, esse período continua sendo curto. Ou seja, dificilmente as pessoas terão mais do que 5 a 10 segundos para assimilar seu conteúdo.

Por isso,opte por mensagens curtas, sucintas, objetivas e impactantes para os anúncios nos ônibus. É preciso que a sua ideia seja fácil de entender e de assimilar, com poucas informações. As cores devem ser impactantes, com contraste em relação ao produto ou item anunciado, formas de contato (telefone, site, endereço etc.) e textos contextualizados com o local de veiculação.

 

Créditos / Fonte da Matéria: https://www.tresmeios.com.br/blog/busdoor/

 

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